Araucária, 25 de dezembro de 2011

NOTÍCIAS

Soa redundante dizer que a função de pedagogo é pedagógica, diz professora

De acordo com Ângela Scalabrin Coutinho (UFPR), a PGM sustenta para o cargo de pedagogo uma concepção tecnicista que já foi superada em 1996, com a LDB e legislações posteriores.Ela esteve da Hora Atividade Coletiva. Participe você também

Na manhã de segunda feira, 23 de abril, a direção sindical e assessoria jurídica foram até a Procuradoria Geral do Município para debater com os procuradores o teor do parecer 339/18, que desaconselha a Smed de atribuir substituição a pedagogas.

Durante a conversa, os advogados do Município insistiram na atribuição de cargo técnico à função dos pedagogos. Eles se apegam à tese de que os pedagogos não desempenham funções docentes, como se docentes fossem os únicos a desempenhar função pedagógica na unidade educacional.

No mesmo momento da reunião na PGM, a professora Dra. Ângela Scalabrin Coutinho (UFPR) explicava para professores de Araucária que a concepção que a PGM sustenta já foi superada em 1996. A LDB trouxe muitos elementos para superar a visão tecnicista. Ela citou também outras duas legislações específicas, que tratam das diretrizes do curso de Pedagogia, de 2006, e as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação dos professores, de 2015.

Esta legislação converge para o conceito de que a função do pedagogo é pedagógica. “Soa redundante”, brincou a professora, na exposição feita na Hora-Atividade Coletiva, que o Sismmar promove na frente da Smed. Clique aqui para assistir.

A mobilização faz parte da campanha Somos todos professores. Docentes e pedagogos têm a mesma formação e a mesma responsabilidade pedagógica. Manter a divisão da categoria atende aos interesses políticos de dividir trabalhadores. Fica mais fácil para atacar direitos.

Desta forma, o cancelamento da substituição é questão de tempo e, pior, a possibilidade de exoneração dos dois padrões para as pedagogas que possuem 40 horas é concreta. Temos que estar muito atentos.

É hora de avançar na luta!

A única resposta possível para o contexto atual é participar em peso na Hora Atividade Coletiva na frente à SMED.

Os estudos e os debates têm sido muito proveitosos. Venha praticar a hora-atividade conosco!