Araucária, 25 de dezembro de 2011

NOTÍCIAS

Assembleia faz avaliação das ameaças à carreira

A forte presença dos professores na assembleia realizada no Salão da Igreja do Perpétuo Socorro demonstra a preocupação do magistério com as ameaças de Hissam aos seus direitos. Estão em Estado de Greve, de prontidão para se defender

Reunidos em assembleia na tarde de quinta-feira, 16 de agosto, os professores de Araucária fizeram um balanço da situação da categoria neste momento de intenso ataque aos direitos dos trabalhadores.

O governo se recusa a dialogar e mantém sobre a cabeça de cada trabalhador, de cada trabalhadora a ameaça de intervir no Plano de Carreira e no Estatuto do Servidor.

Faz movimentos que reforçam a certeza de que algo está sendo preparado.

Um exemplo é a Comissão de Pedagogas que a Smed formou. Nela, o secretário da Educação tenta barganhar direto com as trabalhadoras a troca da aposentadoria especial pela suposta ameaça de demissão. Alega que hoje as pedagogas não poderiam acumular dois cargos por serem técnicos.

Direitos conquistados há muito tempo estão ameaçados, como o triênio e a licença prêmio. Outros ataques anunciados são para fragilizar as relações de trabalho, com avanços por desempenho e por merecimento, entre outras coisas.

A assembleia decidiu repudiar a posição intransigente do prefeito e do secretário de Educação, que se recusam a receber os trabalhadores para negociação. Uma campanha irá ampliar a informação para a categoria e levar à população a situação atual do funcionalismo e do serviço público.

Outras pautas da assembleia foram o Fórum da Escola Pública e alterações na direção sindical.

A XX Sessão Plenária do Fórum acontece nos dias 20 e 21 de setembro, organizada pelos sindicatos e escolas. O tema será Carreira e Valorização profissional. A administração municipal se retirou do Fórum, reforçando a posição de que não quer diálogo com a sociedade civil, a não ser que seja em concordância com o prefeito.

Na próxima semana será realizada sessão extraordinária do fórum, na sede do Sismmar. Cada dia será debatido um tema pela manhã e à tarde. Os temas são Carreira e Valorização, Jornada, Previdência, Formação Inicial e Continuada e Saúde. Os grupos de trabalho ocorrem pela manhã e à tarde, no Sismmar. A participação em cada grupo adicionará 4 horas na carga horária da XX Sessão do Fórum. Clique aqui para conferir.

Recentemente a direção alterou funções de dirigentes sindicais. As mudanças foram informadas na assembleia. Clique aqui para saber quais foram.