Araucária, 25 de dezembro de 2011

NOTÍCIAS

Fórum se firma como espaço de resistência da escola pública

Sem apoio oficial, o Fórum Municipal em Defesa da Escola Pública realiza com sucesso a XX Sessão Plenária, debatendo a carreira dos trabalhadores da educação e apresentando propostas visando dar qualidade ao atendimento aos alunos

Mais de duzentas pessoas interessadas em defender a educação pública participaram da plenária final do Fórum Municipal em Defesa da Escola Pública, Gratuita, Laica e Universal de Qualidade.

O público formado em sua maioria por trabalhadores da educação do município também era composto por representantes da comunidade.

Os debates envolveram aspectos diferentes da carreira e valorização profissional dos trabalhadores da educação.

A plenária final ocorreu na tarde de 21 de setembro, no plenário da Câmara Municipal. Porém, os trabalhos haviam começado na noite anterior, com a abertura e palestra da professora Milena Costa.

Pela manhã da sexta-feira foram realizados cinco grupos de trabalho, no plenário e plenarinho da Câmara, em salas do Perpétuo Socorro e no Sismmar. Cada grupo tratou de um tema: carreira e valorização, jornada de trabalho, formação, saúde e previdência.

O texto base dessa sessão foi Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos, que recebeu sugestões de melhorias, visando a qualidade no atendimento aos alunos da rede municipal de Araucária.

Entre as propostas está a elaboração coletiva, por meio do próprio Fórum, de um plano de formação para os trabalhadores da educação, que ficou eleito como tema central para a XXI Sessão Plenária, no próximo ano.

Mesmo sem o incentivo da Secretaria Municipal de Educação, o Fórum contou com a participação dos trabalhadores e a presença de seis palestrantes que proporcionaram um importante momento de formação, com discussões articuladas ao PCCV.

O Fórum se firmou como importante espaço de resistência da escola pública frente à sanha neoliberal.

Clique aqui para ver mais fotos